99 Cent dreams 99 Cent dreams by PetroleumJelliffe

O movimeto Occupy Wall Street está vivinho. No tumblr We Are the 99%  as pessoas que partipam do protesto em Nova York colocam suas histórias e fotos, veja lá.

“Não se apaixonem por si mesmos, nem pelo momento agradável que estamos tendo aqui”, alerta o filósofo Slavoj Žižek in loco. “Carnavais custam muito pouco – o verdadeiro teste de seu valor é o que permanece no dia seguinte, ou a maneira como nossa vida normal e cotidiana será modificada. Apaixone-se pelo trabalho duro e paciente – somos o início, não o fim. Nossa mensagem básica é: o tabu já foi rompido, não vivemos no melhor mundo possível, temos a permissão e a obrigação de pensar em alternativas. ”

Um bom começo para uma reflexão.

É interessante também o que John Cassidy escreve na New Yorker . Alguém (Mike Konczal) que teve o cuidado de pesquisar a média de idade dos que postam no tumblr dos 99% descobriu que é 26 e que entre as palavras que mais aparecem ali destacam-se as ligadas a estudo e emprétimos. Wall Street não está na lista das palavras mais usadas. John Cassidy pondera que o protesto não é anti-Wall Street. É anti-status quo. Wall Street serviria como ponto focal:

“None of them feature in the top twenty-five. This absence feeds my suspicion that Occupy Wall Street isn’t primarily an anti-Wall Street phenomenon. It is a generalized anti status-quo protest movement, for which Wall Street serves as the convenient focal point.”

Vou e volto já

Depois conto o que vi.