Audiência de sites de viagens cresce 87% ao ano

Nos dados de audiência de internet relativos a janeiro, destacam-se os sites de turismo. Acho curioso o dado, pois em outras épocas turismo mingüou na internet. Copio o press release do Ibope//NetRatings, empresa que faz a medição da audiência de internet nos domicílios de dez países e apresenta dados comparativos entre eles.

Em um ano Brasil ganhou 7,1 milhões de novos usuários

“Em janeiro de 2008, o total de internautas residenciais ativos foi de 21,1 milhões de pessoas, 1,4% menos que o mês anterior, porém 50% maior que os 14 milhões de janeiro de 2007, segundo o IBOPE//NetRatings. No período de um ano, o Brasil ganhou portanto 7,1 milhões de novos usuários ativos mensais de internet em domicílios, o maior crescimento entre os dez países medidos com a metodologia Nielsen//NetRatings. Quem mais se aproximou do crescimento brasileiro foram os Estados Unidos, com ganho de 4 milhões, e a França, que ganhou 3,2 milhões de usuários ativos de internet domiciliar entre janeiro de 2007 e janeiro de 2008.

O crescimento da internet residencial brasileira nos últimos meses é ainda mais exuberante que em anos anteriores. Desde 2005, o número mensal de internautas praticamente dobrou, ao evoluir de 10,7 milhões em janeiro de 2005 para 12 milhões em janeiro de 2006, para 14 milhões em janeiro de 2007 e finalmente para mais de 21 milhões em janeiro de 2008”, informou o analista de mídia do IBOPE//NetRatings José Calazans. Segundo o analista, mais residências com computadores e banda larga foi o principal motivo para esse crescimento.

Com 23 horas e 12 minutos por pessoa no mês, o Brasil também continuou liderando em tempo médio de navegação, à frente da França, que marcou 21 horas e 38 minutos, dos Estados Unidos, que têm 20 horas e 39 minutos, e da Austrália, que ficou com 19 horas e 13 minutos.

As categorias que apresentaram maior aumento percentual do número de usuários em janeiro na comparação com dezembro foram Viagens e Turismo (9,6%), Informações Corporativas (5,7%), Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (4,8%) e Finanças e Investimento (2,6%). A maioria dos sites relacionados a viagens, como os de hospedagem, os das companhias aéreas, os de mapas e guias, os das operadoras e os de informações de turismo cresceram, o que levou a categoria a atingir o total de 6 milhões usuários residenciais em janeiro. Na comparação anual, os sites de viagens também registram o maior aumento percentual, com 87%, à frente de Casa e Moda, que cresceu 72%, e de Automotivo, que evoluiu 57%.

Os principais interesses dos brasileiros na internet concentram-se na categoria Buscadores, Portais e Comunidades, que tem 19,8 milhões de usuários únicos e tempo médio de 5 horas e 48 minutos mensais por pessoa, e na categoria Telecomunicações e Serviços de Internet, que tem 18,8 milhões de usuários e 5 horas e 19 minutos por pessoa.

Para todos os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros) o IBOPE//NetRatings continua indicando a marca de 39 milhões de pessoas com 16 anos ou mais de idade com acesso à internet, número relativo ao terceiro trimestre de 2007. Também trimestral, o total de pessoas com acesso residencial continuou a totalizar 32,1 milhões de indivíduos com 2 anos ou mais, número 45,5% maior que o do mesmo período do ano anterior.”

Mais informações em www.ibope.com.br

2 comentários sobre “Audiência de sites de viagens cresce 87% ao ano

  1. Olá Ana Carmen, impressionante a estatística, hein ? Nós adoramos viajar e quando resolvemos criar o site não tínhamos esta consciência, esta sua informação nos dá até mais ânimo para querer trabalhar mais e melhorar o nosso conteúdo. Se quiseres faça-nos uma visita e depois nos envie suas críticas e sugestões, serão muito bem-vindas. http://www.viajandomelhor.com . parabéns pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *